O que importa para a sua empresa?
Inicialmente, a logística era vista como uma atividade de apoio, associada apenas ao transporte e à armazenagem. Com a evolução dos processos e a globalização da economia, as empresas migraram as atenções para a percepção do consumidor. Por isso, a logística avançou também no status: de operação à estratégia. O aumento da eficácia e a melhoria dos níveis de serviços são resultados garantidos pelo conceito de cadeia logística estratégica, com planejamento, prevenção, gerenciamento e acompanhamento de ações.
Garantir o atendimento de parâmetros de trabalho – tempo, lugar, qualidade e informação – é essencial para a entrega de resultados e a competitividade de mercado. A transparência durante toda a cadeia logística é também um fator determinante para o bom desempenho da operação. Isso porque a integração de todos os agentes do trabalho precisa ser mediada com responsabilidade. Uma ação impacta diretamente na outra e, por consequência, interfere no resultado. Ao firmar parcerias para o negócio, é importante harmonizar expectativas e conduta.
A logística estratégica, com alinhamento de objetivos e integração do trabalho, não é algo simples de ser atingido. Contudo, as oportunidades de crescimento tornam-se claras por meio da transparência nas relações, da responsabilidade nos processos e do comprometimento com as entregas. É o que a E.M. exerce com seus clientes e parceiros. Para fazer a logística promover mais resultados com menos riscos, é essencial que o trabalho seja fundamentado em sólidos valores corporativos.
Crédito da foto de capa: Steven Goodwin / Freeimages
Comments