Transporte de cargas no Brasil: você conhece este caminho?
- comunicacao7852
- 22 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Você conhece a realidade do transporte de cargas do nosso país? Sua empresa está preparada para o futuro?
No post desta semana, compartilhamos informações sobre os desafios, as oportunidades, as tendências e as perspectivas do transporte de cargas no Brasil.
Desafios
Entre as principais dificuldades do setor, podemos citar a infraestrutura da malha viária nacional. Quem não lembra da greve dos caminhoneiros em 2017 e o quanto ela impactou na economia e na sociedade?
A maioria de toda a carga transportada passa pelo modal rodoviário, o que torna o serviço muito dependente dele. Ainda assim, sua estrutura é precária e os motoristas frequentemente se deparam com buracos, falta de sinalização e até trechos sem asfalto.
Este desafio exige dos gestores de transporte atenção redobrada em relação às manutenções veiculares, promoção de ações de prevenção de riscos e gestão de processos eficaz para que a carga chegue ao destino no tempo certo e nas melhores condições.
A falta de segurança é um fator alarmante e que está presente não apenas nas estradas do interior, mas também nas capitais. O Brasil já foi classificado como um dos países mais perigosos do mundo para o transporte de carga, sendo ranqueado próximo a países em constante conflito como Síria e Afeganistão.
A escassez de mão de obra qualificada e especializada é uma grande dificuldade relatada pelas empresas do ramo. Vivemos a quarta revolução tecnológica. Assim, além de bons condutores ao volante, os motoristas precisam saber lidar com aplicativos e outras ferramentas digitais. Este ponto é uma prioridade.
Oportunidades
Apesar dos desafios, oportunidades estão surgindo e é essencial estar atento a elas para aproveitá-las com preparo.
O e-commerce no Brasil só tende a crescer. Com isso, mais demandas de transporte e distribuição aparecem.
Outra tendência positiva para o segmento é a logística colaborativa, por meio da qual empresas do mesmo nicho colaboram entre si para fortalecer suas marcas e manter a qualidade do serviço. O modelo também traz vantagens como a redução de custos com combustível e manutenção e a possibilidade de novos negócios a partir do compartilhamento de informações.
Tendências
A interação empresarial por meio de ferramentas digitais contribui para o aumento da qualidade dos serviços. Esta é uma tendência que está sendo crescentemente adotada no Brasil.
A logística 4.0 tem o objetivo aumentar o desempenho das empresas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos do negócio. É caracterizada pelo compartilhamento de informações em tempo real, o gerenciamento inteligente da frota incluindo a definição de melhores rotas e a aplicação do omnichannel para atendimento ao cliente. Seguindo esta mesma linha tecnológica, o uso de caminhões autônomos também merece atenção.
Gostou deste post e deseja saber mais sobre o universo logístico? Entre em contato conosco!
Nós oferecemos o melhor caminho.
Comments