Tecnologia secundária tem a sua importância sim
- comunicacao7852
- 25 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Por Eduardo Muniz
É praticamente impossível falar de gerenciamento de riscos no transporte rodoviário de cargas sem abordar o uso das tecnologias de rastreamento. Para quem não sabe, elas são divididas em dois principais níveis de segurança: o primário e o secundário.
Sejam de natureza fixa como os localizadores ou móvel como as iscas, as tecnologias secundárias têm se mostrado como ferramentas altamente eficazes para a prevenção e a redução de incidentes negativos no segmento. E isso vale para eventos de quaisquer motivações: acidentes, roubos ou furtos.
Por funcionarem basicamente como uma espécie de “plano B” da operação, elas são, por vezes, preteridas em relação às primárias, mas a sua relevância preventiva é tão considerável quanto qualquer outra, pois protegem e salvam a carga quando eventualmente a primeira opção não foi suficientemente segura diante das circunstâncias.
De acordo com a nossa experiência, recomendamos que a tecnologia secundária fixa seja instalada na carreta e não no veículo transportador (cavalo), pois é onde a tecnologia principal geralmente já é acomodada. E mais: em casos de roubos de carga concomitantes aos do veículo transportador, ambas podem ser identificadas e desabilitadas simultaneamente, prejudicando a recuperação da carga.
Assim, optar por estas ferramentas é uma escolha que tende a ser mais assertiva diante do grau de conhecimento que se tem de uma operação, evitando desperdícios financeiros ou mesmo o uso indevido do equipamento. Por exemplo, é minimamente importante saber que uma carga congelada não abrigará uma isca de forma eficaz devido à temperatura ambiente ser um risco para o funcionamento do aparelho.
Em nossas reuniões semanais, temos inspirado cada vez mais o nosso time a respeito da importância do conhecimento deste recurso, orientando sobre as parametrizações da tecnologia e do seu uso correto, favorecendo progressivamente a não ocorrência de eventos negativos.
É por isso que reafirmamos: tecnologia secundária tem a sua importância sim!
E.M. Prevenção de Riscos Logísticos Nosso destino é a sua segurança
Comentarios