Resultados e valor agregado em logística
- comunicacao7852
- 15 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Você conhece os reais benefícios da inteligência preventiva?
A rentabilidade de uma empresa vai além das cifras acumuladas ao final do mês. O espectro positivo passa por competitividade de mercado, conhecimento agregado para os parceiros de negócio, processos seguros e robustos, reputação de marca, controle de operações, patrimônio e pessoas etc. Em logística, vale ainda acrescentar a redução de custos – grande entrave para as empresas – e a eficiência da operação – realidade almejada para crescimento sustentável do segmento.
Um serviço preventivo para o transporte de carga, seja em qualquer modal, é um alicerce que garante muitos benefícios. É necessário unir os esforços de todos os agentes da operação: seguradora, gerenciadoras de riscos, embarcadores, transportadores e consultores estratégicos. Na prática, o que se ganha ao investir em inteligência preventiva é melhoria contínua de processos. Por consequência, eficiência, produtividade e, aí sim, melhores resultados financeiros.
Um Programa de Inteligência Preventiva fornece níveis de segurança à empresa, com identificação de riscos; esboço, análise e execução de melhorias; integração de áreas; implantação e treinamento de pessoal; estudo de cenários interno e externo; auditoria dos processos dos demais prestadores de serviço e entrega de subsídios para a tomada de decisão. É um trabalho importante para identificar oportunidades, definir responsabilidades, elaborar indicadores de desempenho logísticos e controlar as perdas operacionais e financeiras. Sem esquecer, claro, do acompanhamento integral de cada etapa do trabalho.
Uma consultoria logística completa, com visão 360 graus, pode entregar resultados em produtividade e lucro. No Brasil, infelizmente, a maior parte das empresas ainda interpreta a prevenção como monitoramento da operação. As expressões são comumente utilizadas como sinônimos, mas de fato não são. Prevenir começa bem antes das medidas de acompanhamento que podem ser monitoradas. É o diagnóstico prévio do perfil do profissional, o entendimento do ambiente de trabalho, os procedimentos de segurança obrigatórios e recomendados… É preciso atenção pois, como já alertamos antes: prevenir não é monitorar!
Vale a pena conhecer mais sobre os benefícios da inteligência preventiva. A E.M. atua em todo o Brasil com metodologias sólidas e soluções de prevenção com resultados garantidos. Saiba mais e alcance eficiência para os seus negócios!
Crédito da foto de capa: Alberto Fernandez / Freeimages
Comments