As operações micro e macro formatam a plataforma logística de transporte e distribuição, com foco para trâmites internos e intermodalidade, respectivamente.
Posicionar a distribuição de mercadorias em dois polos – micro e macro – é uma prática de mercado que garante ganhos em produtividade logística. Os indicadores de desempenho e a inteligência preventiva reforçam o acompanhamento e a condução da chegada de insumos e/ou produtos acabados até o momento final de entrega ao cliente.
A micro distribuição aborda os trâmites internos da empresa e da produção, com foco de análise em um ambiente mais controlado e restrito em área e/ou complexidade. Via de regra, a micro distribuição é também realizada por um único modal.
Já a macro distribuição, por sua vez, conduz os processos e os modelos de circulação física e sistemas logísticos com integração de multimodalidade e intermodalidade. Há o atendimento de áreas maiores e uma estratégia que compreende muitas variáveis.
Juntas, as operações micro e macro formatam uma plataforma logística de transporte e distribuição de mercadorias. As plataformas garantem organização e controle com subsídios adequados às necessidades logísticas de operadores – entendem-se aqui desde empresas externas parceiras de negócio a eficiência operacional própria alocada em espaços delimitados para agrupamento de atividades.
Lance mão de uma plataforma eficiente para atender os seus clientes. Estes, sejam compradores ou consumidores diretos, são o cerne de qualquer estratégia logística!
Crédito da foto de capa: John Evans / Freeimages
Comments