top of page

Parada obrigatória reduz chances de crimes nas estradas

Profissionais que lidam com o transporte de cargas são vítimas frequentes de crimes nas estradas do Brasil. Só em 2018, foram mais de 22 mil ocorrências. Por isso, a prevenção é essencial para garantir viagens mais seguras em termos de riscos técnicos e operacionais e também para reduzir riscos externos.

Como prevenir crimes no transporte de cargas?

Não é sempre que acontece o patrulhamento policial nas estradas e as iniciativas de segurança pessoal e coletiva podem não ser as saídas mais viáveis para este segmento.

A fim de evitar uma alternativa recorrente de motoristas quem mudam trajetos ou rodam por mais tempo para fugir das rotas perigosas, a E.M., por meio da ferramenta preventiva rotograma, já tem formalmente estipulado e comunicado constantemente aos motoristas que estão estrada sob seu monitoramento os pontos de parada obrigatória.

São locais seguros, homologados após visita prévia da equipe E.M., e com infraestrutura que permite ao condutor realizar uma pausa para descanso, higiene, alimentação e pernoite de forma apropriada. Em caso de parada fora dos pontos autorizados, são tomadas providências em tempo real.

Aliadas às condições de parada obrigatórias para um trajeto mais seguro, estão as recomendações de prevenção mais básicas e fáceis de praticar como:

– antes de viajar, consultar os melhores horários para o percurso;

– seguir a rota previamente estabelecida;

– travar todas as portas do veículo;

– não deixar pertences à mostra – seja com o veículo parado ou em movimento;

– se perceber que está sendo seguido, dirija com naturalidade para estradas mais movimentadas e tente acionar a polícia;

– desconsidere colisões leves na traseira do veículo, pode ser uma armadilha.

Além de ferramentas exclusivas de prevenção como o rotograma, a E.M. também oferece Programas específicos voltados para o motorista e o E.M. Protege, a plataforma completa de soluções em prevenção de riscos logísticos.

0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page