O roubo das iscas e o sucesso na operação de resgate
- comunicacao7852
- 22 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Por Pedro Gotelip*
Um dia normal de trabalho, a caminho do cliente, você deixa o carro estacionado por cinco minutos para ir à padaria e, ao retornar, se depara apenas com os cacos de uma das janelas do carro e o desaparecimento da sua mochila. Imediatamente aciona a polícia e, o mais curioso, dentro da tal mochila se encontravam diversas iscas de carga, dispositivos utilizados na segurança de transportes para que, em caso de eventualidades, consigam ser rastreados por meio de GPS (Global Positioning System), radiofrequência, etc.
Foi nesta cena que me encontrei na quarta-feira, 10 de março de 2021. 24 iscas foram furtadas, produtos da parceria E.M. Prevenção de Riscos e Autoparts. Nos veio então a oportunidade de testar a efetividade dos equipamentos em uma situação verdadeira de roubo.
Fomos capazes de seguir em tempo real as iscas percorrendo as avenidas de Belo Horizonte (MG) até sua parada na região de uma das maiores comunidades da cidade. Com sinal LBS (Location Based Services), era impossível definir a posição exata das iscas pela localização.
Logo acionamos a equipe parceira Renaserv de pronta resposta, que disponibilizou rapidamente um antenista para captação do sinal das iscas. Desta vez, a quantidade era mais inimiga do que aliada. Como haviam muitas iscas juntas no mesmo local, as interferências de sinal dificultavam bastante o trabalho da equipe. Alterando as frequências e as melodias das iscas e, graças às respostas do equipamento, foi possível rastreá-las até o que parecia ser uma pequena loja de eletrônicos.
Devido ao horário já avançado, foram enviados comandos para inativá-las e poupar sua carga de bateria a fim de retomar a busca na manhã do dia seguinte. Nesta hora, já com a presença da Polícia Civil, confirmamos a posição das iscas reativando-as e completando a operação com sucesso da recuperação de todo o material roubado.
Certas situações só fazem sentido após a sua completude. Neste caso em especial, afirmamos que a oportunidade agarrada à competência comprovou que a segurança é uma meta que alcançamos e um resultado que entregamos todos os dias.
*Colaborador da E.M. Prevenção de Riscos Logísticos e protagonista deste relato real.
Comments