O Brasil no agronegócio mundial
- comunicacao7852
- 17 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Por Eduardo Muniz
Analisando a posição do Brasil no cenário internacional do agronegócio, percebemos facilmente que o nosso país protagoniza mais de um papel. Somos líderes mundiais na produção de café, açúcar e laranja e estamos na primeira posição do ranking de exportação dos mesmos itens incluindo carne bovina e de frango e grãos de soja.
Porém, quando lançamos o olhar para a segurança no transporte rodoviário de cargas envolvendo essas mercadorias, as cortinas deste palco parecem querer fechar, já que o enredo traz outro tom; desta vez, mais dramático eu diria.
Soja, café e carne bovina são mercadorias atrativas que possuem alta frequência em eventos de sinistro.
A soja possui baixo valor agregado em seus embarques, mas devido ao fluxo volumoso de escoação do produto, muitas empresas deixam de exigir um processo de segurança mais rígido. A consequência é a apropriação indébita como a causa mais comum dos eventos de sinistro.
Existem também eventos de outras naturezas como avaria, adulteração e tombamento de produtos. Estes, na maioria das vezes, são causados por imprudência dos motoristas e/ou pela ausência de critérios seguros durante a contratação do serviço de transporte.
Quando falamos de café e carne bovina, outro cenário nos é apresentado, pois tratam-se de mercadorias de maior valor agregado e com alto fluxo de embarque. Neste caso, os quesitos prevenção e segurança são melhor considerados para as atividades de transporte rodoviário.
Infelizmente, mesmo que os veículos contratados para esta etapa da distribuição da mercadoria contem com recursos tecnológicos para acompanhamento em tempo real e permitindo rápida ação em caso de não conformidades, os sinistros não são evitados. A maioria deles tem o roubo como a principal causa.
Nestes dois últimos anos, a E.M. Prevenção de Riscos Logísticos vem se especializando no segmento do agronegócio e hoje tornou-se referência nacional nos serviços de gerenciamento de riscos de commodities. Alcançamos esta posição muito em função da ausência de eventos de sinistro nas operações que gerenciamos, bem como da aplicação de ferramentas sistêmicas, normas e procedimentos padronizados em nossas operações e personalizados para cada tipo de viagem.
Entre as soluções inovadoras, destaco os serviços de Análise de Perfil, o aplicativo E.M. Protege (que atua como segunda tecnologia de contingência) e o recém-lançado Programa Rota Protegida. Este, além de incluir todos os produtos da E.M., ainda contempla o rotograma realizado in loco por nossos colaboradores, trazendo segurança total para os nossos clientes, parceiros e demais partes interessadas.
Trabalhamos todos os dias pela excelência e buscamos inovar sempre para fazer a prevenção e a segurança no transporte rodoviário de cargas brasileiro merecer aplausos – de pé!
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