A armazenagem de produtos é uma célula de logística que vai além da colocação de produtos em um espaço físico. O termo faz referência também às movimentações que o produto realiza em centros de distribuição e/ou armazéns, considerando a chegada e a guarda de estoque, a administração de pedidos e os processos para expedição. O desafio da logística integrada envolve o conhecimento especializado por célula de atendimento e a comunicação com as funções em logística: suprimentos, movimentação e armazenagem (M&A), transporte e entrega.
Além das técnicas operacionais – processamento e unitização de cargas, gerenciamento de depósitos (WMS, da sigla inglesa Warehouse Management System), esboço de layouts, endereçamento e composição de pedidos –, a M&A administra muitos dados que são subsídios à inteligência preventiva em logística. Quando compartilhados, tratados e direcionados em ações adequadas, resultados em produtividade e competividade podem ser alcançados.
A redução de custos e os ganhos em tempo de operação representam, a priori, os principais impactos positivos da operação estratégica em M&A. Indicadores de qualidade do serviço já são adotados por muitas empresas para acompanhamento do nível de qualidade em cada célula, trabalhando do micro ao macro ambiente. A E.M. Prevenção de Riscos Logísticos dispõe de profissionais preparados para mapear e analisar riscos, formatar e implementar planos de ação e monitorar e acompanhar resultados em toda a cadeia logística.
Fortaleça as operações de logística interna com gerenciamento de riscos!
Crédito da foto de capa: 123rf | Sasin Tipchai
Commentaires