Já não é mais novidade que a preocupação com o meio ambiente é uma moeda forte de mercado. Isso porque a sustentabilidade dos negócios depende também de fatores externos ao controle dos gestores, como as condições de clima e solo, por exemplo. Na logística, o cuidado com a natureza pode ser assumido por toda a cadeia, com ênfase no profissional motorista.
Em 2007, o Governo Federal lançou mão de medidas de engajamento de motoristas em atitudes de conservação do meio ambiente: o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Na prática, a colaboração para um modelo sustentável de desenvolvimento é parte de premissas simples que permeiam a rotina dos profissionais.
A aferição do nível de material particulado (fumaça preta), o uso racional de combustível e a direção segura são algumas ações que integram o Programa. O trabalho é conduzido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).
A E.M. apoia esta causa quando, além de provocar o debate com seus públicos de relacionamento, também dedica ações exclusivas para a concretização da prática. O Manual do Motorista Preventivo da E.M. traz seções especiais com dicas básicas de como este profissional pode contribuir diretamente para a sustentabilidade.
Tornar o planeta mais limpo e preservado é responsabilidade de todos nós!
Crédito da foto de capa: Freeimages
Komentarze