Níveis de prevenção para a logística
Um programa de Inteligência Preventiva robusto compreende vários níveis de trabalho, desde o mapeamento do cenário de atuação ao acompanhamento dos resultados. A gestão integrada tem alicerce em envolver todos os atores da cadeia logística e, por consequência, possibilita criar e agregar valor aos clientes. A diferenciação da concorrência e a redução dos custos operacionais são as principais vantagens da prevenção nas operações de transporte de carga.
No primeiro momento, é importante compilar o conjunto de eventos internos e externos que impactam diretamente o trabalho logístico. As ações dos profissionais, os modelos de operação, os ativos tangíveis e intangíveis e os riscos em potencial em toda a cadeia. Neste contexto, pontuar as medidas de acompanhamento é atitude estratégica para confirmar se o monitoramento está também adequado. Sabemos que prevenir vai além de monitorar!
Com uma matriz estabelecida, o próximo passo da inteligência preventiva é analisar os riscos relacionados. Identificar a origem dos eventos e a natureza e o tipo dos riscos são tarefas que auxiliam o entendimento do macrocenário de atuação. Ter em mente o efeito potencial – grau de exposição do trabalho – é um exercício muito relevante na análise da probabilidade de ocorrência e impacto de variáveis na operação logística.
Nas próximas postagens, abordaremos sobre os outros níveis de prevenção. Fique ligado e confira como a inteligência preventiva reduz custos, aumenta resultados e garante mais eficiência no transporte de cargas!
Crédito da foto de capa: Kostya Kisleyko / Freeimages
Comments