Proatividade para foco no cliente
A fim de atender a demanda de distribuição de mercadorias no Brasil, a logística vive um momento de realinhamento das atividades. Para além das capitais e grandes cidades, a operação alcança cada vez mais os interiores e as periferias. A predominância do transporte rodoviário agora abre espaço para outros modais. O cenário encontra oportunidades no uso da inteligência preventiva para competitividade e resultados.
Essas são algumas das conclusões do mais recente estudo sobre o perfil dos embarcadores brasileiros, promovido pela GKO Informática e a RC Sollis *. Pelo universo amplo da logística, segmento que movimenta mais de R$ 170 bilhões de valor de mercadoria por ano, três pontos de atenção (e tendências de mercado!) assumem a pauta: prazo, preço e informação. Em linhas gerais, a pesquisa aponta o foco total no cliente, expressão já famosa no mercado e, agora, cada vez mais estratégica.
O cumprimento do prazo de entrega, seguido pelo preço competitivo e pela informação sobre a carga e a qualidade do serviço, impacta em resultados financeiros de grande valia às empresas. Por isso, o foco no cliente tem apresentado mudanças estruturais na logística brasileira. Vale tomar nota e refletir se a sua empresa já embarcou nessa nova tendência: nível hierárquico da logística cada vez mais alto no organograma da empresa, controle apurado de estoques – em trânsito e/ou reduzidos em Centros de Distribuição – e tecnologia para infraestrutura adequada.
Nesse processo, a prevenção de riscos, por meio da inteligência preventiva, é um ponto de destaque. O acompanhamento completo do serviço demanda atenção com todos os pontos de contato para garantia da entrega ao cliente. Dessa forma, não basta focar nos prazos comerciais, mas sim assegurar a cadeia logística integrada, funcional e efetiva. Agir proativamente faz toda a diferença! Na sua empresa, a logística já assume uma postura estratégica?
*Conheça o estudo completo clicando aqui.
Crédito da foto de capa: Chris de Kok / Freeimages
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