Assim como a Indústria 4.0, que chegou para revolucionar a forma de produção, consumo e interação social, a Logística 4.0 também diz respeito a novas tecnologias e recursos que proporcionam mais eficiência, agilidade e redução de custos no setor.
Enquanto tendência, o conceito já chegou forte no mercado e hoje já se tornou uma realidade em muitas empresas que compreendem que não podem fugir da rota tecnológica.
Uma das principais mudanças deste novo modelo de comercializar é a produção e distribuição de itens em uma proporção mais assertiva com a demanda.
Antes, produzia-se em escala maior, correndo o risco de acumular estoque para não deixar de atender os pedidos. Esta configuração pedia uma dinâmica de esforços organizacionais para que aquele valor gerado não se transformasse em prejuízo.
Hoje, a utilização de ferramentas mais avançadas em termos tecnológicos permite o alinhamento de toda a cadeia de suprimentos para que a produção de bens esteja de acordo com o que a demanda, de fato, necessita. Desta forma, se favorece a eficiência da utilização de recursos desde a matéria-prima até os níveis de estoque e os processos de entrega.
A automatização dos processos permitiu surgir uma série de novas soluções para o contexto logístico. Entre elas, estão cloud computing, big data, internet das coisas, inteligência artificial, digital twin e machine learning.
Obviamente, os processos de prevenção de riscos no transporte de cargas também ganham com a aplicação destas soluções. Novos formatos de negócio são gerados e acelerados constantemente.
A segurança da carga, do veículo e do condutor é ampliada e facilitada com a utilização de meios digitais. A plataforma E.M. Protege, por exemplo, oferece ao mercado o pacote de soluções mais completo neste sentido incluindo:
– análise de perfil por meio da matriz de risco que cruza informações de mercadoria, valor transportado e perfil do motorista gerando um ranking dos condutores mais adequados para cada necessidade;
– aplicativo exclusivo para acompanhamento em tempo real com qualidade e agilidade;
– Programa Risco Zero, conhecida fórmula da E.M. que garante o aumento da segurança e operações mais eficientes.
A competitividade também é um benefício para quem já aplica a Logística 4.0. A maior capacidade e mais rapidez para coletar, armazenar, integrar e analisar os dados favorecem a redução de perdas e de custos e permitem maior foco na estratégia do negócio e o aumento da satisfação dos clientes.
Abrace a tecnologia, ganhe segurança e seja competitivo!
Comments