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Intermodalidade: distribuição integrada por terra, céu e mar!

O transporte rodoviário movimenta quase 70% das cargas em território nacional. Este compete com o aéreo nas pequenas remessas e com o ferroviário nas grandes. Para otimização do transporte, a utilização de dois ou mais modais (marítimo, rodoviário, aéreo, dutoviário e ferroviário), tem crescido bastante.

Buscar operações conjuntas é o desafio dos embarcadores. A grande dificuldade da intermodalidade é o transbordo da carga, quando da passagem de um modal para o outro. Em parâmetros legais, há também a questão dos documentos de transporte: na logística intermodal, cada tipo de modal assume a responsabilidade pela sua carga, com emissão de documentos independentes.

De certo, é preciso evoluir na acessibilidade e flexibilização da integração para a intermodalidade. Para a operação conjunta, é necessário a análise de muitos fatores, a depender da realidade de cada carga. No Brasil, os produtos de baixo valor agregado, as commodities, são as principais cargas transportadas por mais de um modal.

Todos os modais, sejam independentes ou integrados, apresentam particularidades de gestão de riscos. A E.M. oferece serviço preventivo nas operações de transporte de carga em todas as situações!

Crédito da foto: 123RF Imagem


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