Inteligência preventiva para combater roubo de cargas
- comunicacao7852
- 12 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Em abril, um estudo* da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) divulgou os resultados parciais de prejuízo com roubo de cargas em 2014. O relatório apresenta prejuízo de cerca de R$ 2,2 bilhões de reais com mercadorias perdidas e caminhões não recuperados. Os dados revelam que o número de ocorrências em 2014 – 17,5 mil – aumentou em relação ao montante de 2013 – 15,2 mil ocorrências. Eletroeletrônicos, cigarros, alimentos, produtos farmacêuticos e químicos e autopeças lideram o ranking de cargas roubadas. A análise, que ainda não contempla todo o apurado de informações de 2014, aponta os desafios da área logística para garantir segurança aos motoristas e abastecimento de produtos em todo o Brasil.
Engajar toda a cadeia de distribuição com foco em inteligência preventiva é uma atitude que pode reverter este cenário. Com informações e direcionamento adequado, a atuação conjunta busca agir diretamente nos pontos de atenção da operação logística, entendendo as particularidades de cada negócio. Investimento em tecnologia e processos de gestão é fundamental para neutralizar ações criminosas. Assim, a redução de eventos que acarretam perdas materiais e/ou humanas é trabalhada com ação imediata e plano estratégico de conduta a médio e longo prazo. Com serviço preventivo orientado, é possível reduzir riscos e também crescer em resultados.
Maior segurança é a proposta do Programa de Inteligência Preventiva da E.M. Somos preparados e empenhados para encontrar soluções efetivas em transporte de carga. Atuamos com diferentes Níveis de Prevenção de acordo com a demanda de cada mercado. O trabalho vai desde o mapeamento e a análise de riscos até o monitoramento de ações e o acompanhamento de resultados. Um apanhado geral para prevenir, tratar e assegurar produtividade.
Reduzir riscos é o caminho!
* Confira o estudo completo sobre roubo de cargas no Portal NTC&Logística: http://www.ntctec.org.br/canais/seguranca .
Crédito da foto de capa: Freeimages
コメント