Na cadeia logística, o Centro de Distribuição (CD) é a unidade de depósito de produtos. Por definição, o CD é o espaço intermediário entre a produção – ou compra para revenda – e a distribuição pós-venda. Como mecanismo de elo entre áreas, o trabalho exige organização para não impactar as demais células de atendimento logístico.
Um estoque automatizado é diferencial competitivo para alcançar resultados positivos. A oportunidade de redução de custos, sem sacrificar o nível de serviço requerido e a atenção total no cliente, é um desafio que exige planejamento, execução e acompanhamento detalhado.
A inteligência preventiva pode agregar ganhos em produtividade e sustentação da estratégia empresarial. O controle das ineficiências de gestão, por exemplo, pode apontar fontes de perda nos espaços: muitos toques ou apanhes nos materiais ou ainda muitas distâncias percorridas.
Já o mapeamento de entraves do fluxo operacional do CD – gestão do lead time, redução de custos de transportes, melhoria do desempenho de entregas etc – é ação que necessita de acompanhamento especializado em riscos em potencial e gestão estratégica de recursos humanos e ferramentas tecnológicas.
Experimente um Programa de Inteligência Preventiva para o seu Centro de Distribuição. Conheça a E.M Prevenção de Riscos Logísticos e encontre soluções para processos, segurança e produtividade da sua empresa!
Crédito da foto de capa: 123rf | Ping Han
Comments