A aplicação dos indicadores-chaves de desempenho na administração de empresas teve início nos anos 50. Desde então, as companhias focam em qualidade e inovação, por meio de métricas quantitativas de produção. Na logística, o uso dos indicadores-chaves de desempenho – ou KPIs, do Inglês Key Performance Indicators –, é mais uma ferramenta importante para o gerenciamento de todas as etapas da cadeia, alcançando níveis de performance que resultam em maior competitividade. O trabalho visa agregar valor às ações operacionais e gerenciais, sempre com o olhar direcionado aos objetivos estratégicos.
Os KPIs são mais que ferramentas de controle; eles auxiliam na tomada de decisões porque fortalecem o sistema de desempenho adequado. Em linguagem clara, envolvendo todas as áreas logísticas, com fácil visualização para reforço das atribuições e impactos, os KPIs fornecem direcionamento em várias esferas:
recursos para execução: espaço físico, mão-de-obra, equipamentos e veículos;
processos: produtividade na separação de pedidos, acuracidade de entregas;
e resultados: nível de avarias, erros em faturas, controle de estoque…
Em conjunto com capacitação da equipe, processos robustos, uso de tecnologia adequada e inteligência preventiva, a gestão de desempenho por KPIs não é uma fórmula fechada. Embora muitos indicadores sejam aceitos mundialmente, algumas empresas podem empregar mais esforços na administração do tempo ou dos custos, ou ainda na qualidade do serviço prestado. Trabalhar com níveis de prevenção oferece segurança para execução dos KPIs. O resultado é crescimento com produtividade.
Pausa para reflexão: Você possui indicadores-chaves de desempenho? Como eles agregam valor ao seu negócio?
Crédito da foto de capa: 123rf | Orlando Rosu
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