Impactos do transporte logístico: custo, serviço e percepção do cliente
- comunicacao7852
- 23 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
No início de junho, o Governo Federal lançou uma nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL)*. O pacote de estímulo à infraestrutura tem orçamento previsto em R$ 198,4 bilhões para concessão de rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. A iniciativa visa atender às demandas de distribuição física e transferência de cargas em território nacional por diversos modais. Na cadeia logística, a célula de transporte tem grande peso nos custos das empresas e é muito importante para os resultados obtidos no serviço ao cliente. Melhorias em infraestrutura são avanços positivos para qualquer negócio.
A dinâmica das operações de transporte impacta diretamente nas demais áreas de atuação logística: estoque de produtos, organização eficiente de Movimentação & Armazenagem, controle de matérias-primas e insumos… Organizar fluxos e encontrar soluções rápidas, eficientes e seguras faz parte da rotina do profissional de logística. O transporte rodoviário, por exemplo, movimenta 60% das cargas do país e, por isso, ganha atenção especial de empresários, gestores e analistas. É preciso mapear riscos durante toda a rota de transporte, com acompanhamento proativo.
Redes logísticas velozes e flexíveis dependem da integração de toda a cadeia, entre embarcadores, transportadores, corretores de seguro e consultores em prevenção de riscos logísticos. Lance mão do trabalho da inteligência preventiva para formatar planos de ação e implementar e monitorar processos e serviços. O desempenho do transporte, em muitos casos, tem impacto direto no resultado final da operação, influindo na percepção que o comprador tem da qualidade do serviço. A E.M. Prevenção de Riscos Logísticos tem um portfólio de ações em identificação e análise de lacunas que podem interferir no fluxo de distribuição da sua empresa.
*Conheça o Programa de Investimento em Logística neste link.
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