Gestão integrada faz a diferença para o plano de contingência
- comunicacao7852
- 15 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
Sabemos que pensar com antecedência faz parte de estar preparado para situações que possam apresentar impactos negativos ao negócio. Estudar eventos possíveis, interagir com parceiros para descobrir a melhor solução, agir preventivamente… O plano de contingência, como já citado aqui no Blog da E.M., é uma ferramenta essencial para a gestão preventiva.
De posse das informações e com o planejamento esboçado, é importante compartilhar com todos os públicos as responsabilidades e alçadas de cada um. O diálogo entre as partes envolvidas é uma boa prática que direciona ao sucesso do plano de contingência, já que tem foco nos pontos críticos da operação logística.
Quando um veículo perde o sinal do rastreador, por exemplo, o contato imediato e as informações obtidas com o embarcador, a transportadora, a gerenciadora de riscos e a empresa de tecnologia preventiva são vitais para salvar uma operação em risco. Neste contexto, a E.M. recorda, nesta semana, uma ação conjunta com recuperação de carga de 400 mil reais!
Além disso, vale lembrar que o plano de contingência auxilia condutas e práticas para garantia de cumprimento de rotinas e segurança do trabalho. Com o alinhamento de estratégias, processos, pessoas, tecnologia e conhecimentos, a cadeia logística pode então ser operada em um ambiente mais seguro. Assim, é possível atuar na redução de eventos que acarretam perdas materiais e/ou humanas.
Pare para refletir: como sua empresa avalia a importância da gestão integrada em logística para planos de contingência?
Crédito da foto de capa: Freeimages
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