Como minimizar o erro humano em logística?
Em xadrez, o xeque-mate é a jogada mais importante da partida, sinalizando que não há qualquer possibilidade de fuga ou defesa pelo jogador atacado. No mundo dos negócios, a metáfora do xadrez apresenta situações limite para a tomada de decisão ou ainda atitudes que apontam erros crassos. Como o comportamento das pessoas nem sempre é constante e racional, a falha humana representa um desvio anormal em relação ao padrão estabelecido. Em muitos casos, a ação pode representar o xeque-mate da operação.
Por definição, o erro humano é associado a seis grupos de fatores: falta de atenção, condições ergonômicas inadequadas, falta de aptidão física ou mental, falta de capacidade, falta de informação/formação e falta de motivação. O reconhecimento dos riscos que impactam a operação e culminam no erro é uma das ações da prevenção estratégica em logística. Pelo mapeamento e análise geral dos riscos, os profissionais conseguem identificar e corrigir os desvios antes que gerem falhas.
Muitos erros comprometem não apenas o resultado, como também a integridade das pessoas envolvidas no trabalho. Ainda que todos os riscos sejam conhecidos e minados, a possibilidade da falha humana é sempre emitente. Por isso, a prevenção requer sempre uma postura de acompanhamento de cada etapa da operação.
Para promover um ambiente de resultados positivos, as empresas devem atuar na garantia da entrega dos produtos – finalidade da atividade logística – e na preservação do patrimônio e das pessoas. A fórmula é simples: menos riscos, mais resultados!
Crédito da foto de capa: Tory Byrne / Freeimages
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