Falha humana compromete resultados
- comunicacao7852
- 20 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
O xeque-mate é a jogada mais importante do xadrez. Ela sinaliza que não há possibilidades de fuga ou de defesa pelo jogador atacado. No mundo dos negócios, a metáfora do xadrez apresenta situações limite para a tomada de decisão ou, sob uma perspectiva oposta, atitudes que apontam erros crassos.
Como o comportamento humano nem sempre é constante e racional, uma pode representar um desvio anormal em relação ao padrão esperado. Em muitos casos, este lapso pode representar o xeque-mate da operação.
Por definição, o erro humano é associado a seis grupos de fatores:
– falta de atenção; – condições ergonômicas inadequadas; – inaptidão física ou mental; – incapacidade; – desinformação; – falta de motivação.
Como minimizar o erro humano em logística?
Identificar o padrão dos riscos que comprometem a operação e culminam no erro é uma das soluções da prevenção estratégica em logística. Por meio do mapeamento e da análise geral dos riscos, os profissionais conseguem identificar e corrigir desvios antes que gerem falhas.
Muitos erros podem comprometer não apenas os resultados, mas também a integridade das pessoas envolvidas no trabalho. Ainda que todos os riscos sejam conhecidos e minados, a possibilidade de falha humana é sempre emitente. É por isso que a prevenção de riscos logísticos pede uma postura proativa e atenta em todas as operações de transporte rodoviário de cargas.
Assim, para promover um ambiente de resultados positivos, as empresas devem atuar para a garantia da entrega dos produtos, a preservação do patrimônio e a proteção das pessoas. A fórmula é simples: quanto menos riscos, mais resultados!
E.M. Prevenção de Riscos Logísticos Você sabe o valor da segurança.
Comentarios