Eficiência logística para a sustentabilidade
- comunicacao7852
- 4 de ago. de 2015
- 1 min de leitura
A última pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT)* aponta que o treinamento de motoristas de caminhões pode impactar diretamente nos resultados econômicos e ambientais da logística brasileira. Estima-se que a condução adequada dos profissionais representa uma economia de 12% ou mais no uso de combustível, principal insumo do setor rodoviário.
As informações apuradas são subsídios para o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir. A partir de iniciativas para a redução da emissão de gases poluentes e do consumo de combustível, a CNT busca integrar as transportadoras em ações de sustentabilidade. Muitas empresas já lançam mão de medidas voltadas à economia de diesel por meio de avanços tecnológicos. Os defletores aerodinâmicos instalados nos caminhões, por exemplo, diminuem a resistência do ar para menor gasto de combustível. Há também práticas de enchimento automático de pneus e a adoção de rodas de liga-leve, ações que podem garantir maior vida útil aos componentes.
Para êxito na operação sustentável, o engajamento de motoristas é estimulado por treinamentos especializados em condução consciente. Reduzir e prevenir riscos com soluções completas em logística é o caminho para otimização do trabalho, com resultados positivos e qualidade em serviço. Já abordamos aqui como a redução da sinistralidade contribui para a sustentabilidade do negócio e também outras vantagens que a prevenção de riscos logísticos proporciona. Vale a pena conferir e praticar!
Qual é a sua contribuição para benefícios sustentáveis em logística?
*Confira a pesquisa completa da CNT nesse link (PDF).
Crédito da foto de capa: learchitecto / 123RF Banco de Imagens
Comments