top of page

E.M. e Maio Amarelo: atenção pela vida

  • comunicacao7852
  • 8 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Em março de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editava uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos*.

Sobre o Maio Amarelo

A campanha leva este nome porque, no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço de todas as ações realizadas. O amarelo foi escolhido por ser a cor que representa atenção no trânsito.

Seu objetivo é conscientizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito tornando este contexto realmente mais seguro. Também visa estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

A E.M. abraça este movimento internacional

Neste ano, a mensagem do movimento Maio Amarelo tem foco no trânsito seguro com o slogan “Perceba o risco. Proteja a vida”. A E.M., em mais um ano consecutivo, abraça a campanha divulgando para colaboradores e público externo a relevância da percepção dos riscos no trânsito. Exemplos são a não utilização de celular, a realização de manutenções preventivas no veículo, o respeito às leis de trânsito, etc.

Enquanto uma consultoria em prevenção de riscos, o discurso da E.M. em sua campanha personalizada chamou atenção para a interpretação do risco como uma escolha e pede ao leitor que não opte por esse caminho.

A campanha é divulgada no site e nas redes sociais onde a empresa está presente. Além disso, durante todo este mês, os colaboradores que precisam trabalhar presencialmente utilizam laços amarelos nos uniformes como um gesto de mostrar ao mundo sua participação neste movimento em prol da vida.

Maio Amarelo e E.M. Prevenção de Riscos Logísticos Atenção pela vida: você sabe o valor da segurança.

Kommentare


Captura de Tela 2023-05-09 às 08_edited.

Rua Rubens Caporali Ribeiro, 998
Buritis. Belo Horizonte. MG. CEP: 30.575-857

Telefone:  (031) 3995-5963

 E-mail: contato@emtechlog.com.br

  • LinkedIn
bottom of page