O serviço de gerenciamento de riscos envolve soluções e ferramentas de apoio que auxiliam as equipes de monitoramento ativas 24 horas por dia. Na EM Tech, somos familiarizados com muitas delas e por isso buscamos inseri-las em todos os novos planos e projetos importantes que desenvolvemos internamente ou com quem firmamos parcerias.
O post de hoje abordará as qualidades de um produto já tradicional no segmento da prevenção de riscos no transporte de cargas: o rastreador. Afinal de contas, muitos veículos já o adotam, mas nem todos os seus usuários conhecem a fundo as funções deste equipamento tão útil no segmento.
Desta forma, elencamos a seguir as características predominantes dos rastreadores disponíveis no mercado atualmente. Vamos lá?
As funções de um rastreador
- Envio de posição por ângulo ou distância percorrida
Esta é uma função que emite uma nova posição toda vez que se constata uma mudança de direção em um trajeto para além do nível permitido. Para isto acontecer, um ângulo é pré-definido e, caso o veículo altere a direção em uma configuração maior do que a estipulada, o rastreador reportará tal desvio à plataforma. Esta função economiza o envio de dados para a plataforma de monitoramento.
- Ignição virtual
Temos aqui uma característica que simula o status da ignição através de um sistema lógico, não sendo necessário que haja um sensor físico para detectar se o veículo está ligado ou desligado. Através do acelerômetro, o rastreador identifica o movimento e entende a situação do veículo. Esta configuração contribui para agilizar a instalação do rastreador, tornando desnecessário a identificação do fio do pós-ignição.
- Controle de velocidade
É uma função que controla a velocidade do veículo de forma mais eficaz. Um de seus diferenciais é que a notificação chega no momento exato em que a velocidade ultrapassa o limite que foi pré-estabelecido. Alguns rastreadores chegam a emitir um alerta sonoro sempre que o ponto máximo é ultrapassado, indicando a velocidade acelerada acima do acordado. Essa característica dos rastreadores é um fator de alta relevância na redução de sinistros nas estradas pela sua capacidade de evitar acidentes em decorrência da maior segurança do veículo durante a viagem.
- Cerca virtual
Por meio desta qualidade do rastreador, é determinada uma área por onde o veículo pode rodar. Caso ele ultrapasse o que for pré-estabelecido, serão emitidos alertas para que a situação seja averiguada. Se necessário, o veículo pode chegar a ser bloqueado.
- Alerta anti-jammer
Para quem não conhece, o jammer é um aparelho produzido especialmente para neutralizar o sinal GPS/GPRS enviado por aparelhos rastreadores (ou seja, impede que a sua função seja executada) e vem sendo utilizado crescentemente no Brasil. A tecnologia de alguns rastreadores consegue identificar a presença de jammers e enviam um aviso sonoro sempre que os detectam.
Em 2024, a EM Tech conta com mais uma função diferenciada em seus rastreadores, a qual nos referimos como “comportamento de condução”. É uma característica dos equipamentos que os tornam capazes de identificar freadas e acelerações bruscas. Tão função contribui diretamente para a redução de sinistros (elevando o nível de segurança nas estradas e do patrimônio transportado), economia de combustível e aumentando a vida útil dos veículos da frota.
O tempo voa, os anos passam e a EM Tech não para de inovar.
O que você está esperando para fazer parte disso tudo?
EM Tech Seu ecossistema de prevenção e inovação logística.
Comments