Conheça ferramentas de gestão para alavancar resultados
A inteligência preventiva logística é um compilado de processos para antecipação de condições vulneráveis da operação. Pela identificação, análise e avaliação dos riscos, é possível atuar diretamente na causa raiz dos problemas, indo além da busca de uma solução imediata. Os esforços são concentrados em atitudes que impedirão a reincidência dos problemas, em uma visão macro do trabalho e de seus impactos.
A análise de causa raiz, ou RCA (Root Cause Analysis), engloba um método global de técnicas para maior exatidão na identificação dos problemas. A metodologia relaciona a ocorrência com o contexto do problema: evento (sinistro), estado do sistema, porquês (causas) e sequência de causas (cadeia de fatores causais). Na prática, a avaliação qualitativa e quantitativa permite aliar todos os atores logísticos em prol de um trabalho eficaz – operação produtiva, rentável e focada no cliente.
Entre as técnicas mais utilizadas em RCA, têm destaque o diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe), o 5W ou “5 porquês” e o diagrama de árvore. O diagrama de causa e efeito analisa os desvios e dispersões durante o trabalho, com atenção às brechas que possibilitam a ocorrência de problemas. A metodologia relaciona seis diferentes causas principais: método, máquina, medida, meio ambiente, mão-de-obra e material.
O 5W aponta cinco perguntas encadeadas que levam à causa raiz e auxiliam no planejamento das ações futuras. A proposta é levantar não apenas os sintomas, mas também práticas de gestão relacionadas ao problema. Considera-se que, ao esgotar as respostas para a pergunta seguinte, a causa raiz é identificada. Já o diagrama de árvore organiza as possíveis causas, agrupa os dados comuns, ordena por importância e auxilia o planejamento de ações. É um mapeamento completo em quadros de causa e efeito e a propagação em potencial de cada item.
Ao utilizar as ferramentas de avaliação de riscos, a operação logística cresce em resultados: redução de custos, controle de perdas operacionais e financeiras, melhoria contínua, competitividade de mercado e valor agregado aos negócios. Conheça as técnicas de avaliação de riscos dentro de um Programa de Inteligência Preventiva ideal para a sua empresa.
Crédito da foto de capa: 123rf
Comments