A Tecnologia da Informação desempenha um papel importante na gestão da cadeia logística. Além da otimização dos processos, com redução de custos e melhoria contínua da qualidade do serviço, os sistemas integrados de inteligência atuam na identificação, monitoramento e gestão das informações de trabalho. Para a prevenção de riscos, a tecnologia suporta dados estratégicos que resultam em segurança da operação. A integração da cadeia é também um diferencial competitivo de mercado.
O código de barras e a radio frequency identification (RFID) são os sistemas mais utilizados em identificação de insumos e produtos. Além da organização de estoques, os sistemas permitem rastreabilidade gerencial. Uma vez identificados, novos softwares permitem consolidar e acessar dados com automação de funções: enterprise resource planning (ERP) e warehouse management system (WMS). Eles apontam os recursos necessários para execução de projetos e melhoram a gestão dos armazéns.
Trabalhar os processos de suprimentos contínuos e eficazes, evitando a ruptura de produtos no mercado ou mesmo estreitando o relacionamento entre cliente e fornecedor, é uma prática que garante eficiência na cadeia logística. As ações internas convergem com o cenário externo para minimizar estoques, garantir inventários enxutos e, consequentemente, obter melhor serviço com custo reduzido. Os sistemas efficient consumer response (ECR) e vendor management inventory (VMI) são os mais populares.
Entender a logística como um trabalho global de ações operacionais e gerenciais, com uso de tecnologia adequada e ferramentas de controle, é o primeiro passo para a produtividade do trabalho. A atitude também pode contribuir com eficácia para resultados em inteligência preventiva por meio dos indicadores de desempenho.
Como você utiliza a tecnologia da informação? Quais os sistemas adotados e as vantagens competitivas para o seu negócio?
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