4 medidas que auxiliam na redução de acidentes no transporte de carga
- comunicacao7852
- 23 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2023
A prevenção de riscos e a valorização da vida são temas chave para a E.M. É por isto, inclusive, que a empresa abraça o Movimento Maio Amarelo, cujo objetivo é promover a importância da prevenção de acidentes e tornar o trânsito mais seguro.
Diante desse panorama, a E.M. destaca 4 medidas que auxiliam na redução de acidentes no transporte de cargas.
Continue a leitura e confira!
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas, ao redor do mundo, morrem por ano em acidentes de trânsito. Ainda de acordo com a OMS, 90% dos acidentes são causados por falha humana.
Portanto, a redução de acidentes no transporte de carga depende tanto de uma gestão de frota qualificada quanto de motoristas bem treinados e preparados para a função.
Medidas que auxiliam na redução de acidentes no transporte de cargas
1. Preparo do motorista antes da viagem
Descumprimento de normas de segurança, ultrapassagens em locais proibidos e dirigir em alta velocidade são alguns dos fatores que mais causam sinistros.
Realizar ações preventivas com os motoristas é a melhor maneira de mantê-los motivados e preparados. O comportamento do condutor é determinante para a ocorrência de acidentes.
A E.M., por exemplo, investe no programa Motorista Preventivo voltado para a qualificação desses profissionais com o intuito de garantir a integridade de vidas e mais segurança no transporte de cargas.
2. Cumprimento da Lei do Caminhoneiro
O descumpirmento da Lei 13.103, popularmente conhecida como a Lei do Caminhoneiro, traz graves consequências, colocando em risco a vida de caminhoneiros e de terceiros durante o transporte de carga.
Entre os artigos da Lei 13.103, um dos mais desrespeitados são aqueles que dizem respeito ao período de descanso e à jornada de trabalho. Muitos motoristas acabam não respeitando as paradas e ultrapassam a jornada definida. O acúmulo de sono, fome e fadiga podem gerar resultados desastrosos.
Garantir que o caminhoneiro cumpra a lei é um desafio. Por isso, é necessária a conscientização do motorista, para que entenda que cumprir as determinações exigidas contribui para a sua segurança, de outros condutores e da própria carga.
Afinal, a prevenção de riscos logísticos está diretamente ligada à redução de acidentes no transporte de cargas.
3. Respeito ao limite de carga
Outro fator que contribui para o número de sinistros é o excesso de carga. Mesmo com a fiscalização do governo, é comum encontrar caminhões trafegando com carga acima do limite permitido. Monitorar o peso diminui a ocorrência de sinistros além de evitar que a infraestrutura das estradas fique mais comprometida.
4. Planejamento da rota
Conhecer a rota antes da viagem auxilia tanto motoristas quanto gestores a terem uma dimensão dos riscos durante a viagem. Levar em consideração as adversidades das estradas como má sinalização, existência de buracos e lombadas e incidência de sinistros são fundamentais para segurança do condutor e da carga.
O rotograma descritivo da E.M. é uma ferramenta cujo objetivo é definir estratégias que diminuam os casos de sinistros e encontrar rotas mais seguras. Dessa maneira, o motorista consegue ter um panorama de todas as adversidades possíveis durante o percurso e é capaz de tomar os cuidados necessários para evitar acidentes.
Valorize a vida! Invista em soluções que garantam a segurança do seu colaborador, da carga e do seu negócio. Saiba mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco!
Crédito da foto de capa: Pexels.


Comentários